Como preparar o café deixando-o mais saudável

Como preparar o café deixando-o mais saudável

 

A reputação do café como “energético” é bem estabelecida, porém seu status como uma bebida que faz bem à saúde é menos clara. Será que é realmente saudável? A resposta curta é “depende”. Tudo, desde os ingredientes que você utiliza para preparar a bebida até a forma de filtrar, pode afetar nos benefícios que ele traz para a saúde do seu corpo. Veja como fazer o café mais saudável possível para que você possa desfrutar da sua fermentação, livre de culpa.


Comece com o básico

cafe saudável 02

O baixo teor calórico sem açúcar do café preto torna-o automaticamente mais saudável do que um copo com muitas colheres de açúcar, mas servir o seu café sem leite oferece outros benefícios também.

O café em sua forma natural contém antioxidantes – substâncias químicas que combatem o envelhecimento e risco menor de doença – que funcionam melhor quando é servido sem leite, de acordo com um estudo no Food Chemistry. Isso ocorre porque as proteínas se ligam ao leite para os compostos antioxidantes e as impede de funcionar adequadamente. Se você não gosta do sabor do café preto, reduza gradualmente a quantidade de leite. E comece a acostumar com o aroma natural da bebida.

Adicione sabores naturais para equilibrar a acidez

cafe saudável 03

A acidez do café pode causar efeitos secundários desagradáveis para aqueles que sofrem de azia ou má digestão. Adicionando ingredientes alcalinos, como canela e cacau em pó, o seu corpo neutraliza a acidez do café. Estes mix-ins também oferecem seus próprios benefícios de saúde. Ambos trazem consigo antioxidantes, a canela aumenta a sua imunidade natural enquanto o cacau promove a saúde do coração e é naturalmente rico em magnésio. Polvilhe-os sobre o café preparado, ou os adicione antes do preparo da bebida.

Tenha cuidado com alguns modos de fabricação da bebida

cafe saudável 04

O valor nutricional de seu copo também depende de como ele foi fabricado. Calor e plástico não se misturam e apesar de algumas marcas usarem plástico BPA free, muitos não o fazem. O Bisfenol-A (BPA), um composto usado na produção de plásticos e resinas, é comumente encontrado em diversos objetos do dia a dia. Embora esse tipo de produto pareça inofensivo, muitas marcas apresentam BPA na sua composição, que é potencialmente nocivo à saúde. Isso significa que a sua xícara diária de café pode expô-lo a esta substância, que é considerada como um disruptor endócrino. Mesmo plásticos feitos sem BPA pode conter outros compostos de desregulação hormonal, que são liberados no café durante o seu preparo.

Tente fazer seu café em máquinas que não tenha peças de plástico e usam filtros de papel. Procure reutilizáveis ou então filtro de metal para evitar a exposição ao plástico.


O que você acha?