Criador do Facebook pretende construir um sistema de inteligência artificial

Criador do Facebook pretende construir um sistema de inteligência artificial


Você já deve ter visto no filme do super-herói Homem de Ferro da Marvel, que o bilionário Tony Stark possui uma inteligência artificial chamada Jarvis. Essa tecnologia está presente em toda sua casa e o auxilia nas mais diversas tarefas. Imagine que incrível seria se essa tecnologia existisse? E se eu te dissesse que ela está em desenvolvimento?

Quem está responsável por essa tarefa é Mark Zuckerberg, CEO do Facebook. Em um post publicado no começo de janeiro, ele listou os desafios na área de inovação para o ano de 2016. Zuckerberg afirmou que pretende construir um sistema de inteligência artificial que teria como função controlar diversos dispositivos em sua casa (luz, temperatura e música) e também ações mais complexas como visualizações virtuais. “Seria como o Jarvis em Homem de Ferro” atesta.

01

Para iniciar tal empreitada, o CEO do Facebook pretende explorar a tecnologia que já temos. E para quem não conhece, ela já está bastante avançada.

Confira o post na íntegra:

02

A inteligência artificial proposta por ele, também pretende incluir um novo sistema de reconhecimento facial que irá identificar os rostos dos amigos que estiverem na frente de sua casa e deixam entrar. Se o projeto tiver sucesso, Zuckerberg tem pretensões de expandi-la para o ambiente de trabalho.

Quem sabe um dia teremos o software disponível para compra no mercado. Seria sensacional!

Inteligência Artifical no cinema

Este é um tema que foi bastante explorado nos filmes de ficção científica. Porém, essa tecnologia não foi vista com tanto otimismo e poucas vezes obteve sucesso.  A primeira obra que nos vem em mente é o clássico “2001 – Uma Odisséia no Espaço”. À bordo da espaçonave Discovery One, cientistas, viajando rumo a Júpiter, se relacionam com o famoso computador de bordo HAL-9000 que por ser tão “racional” começa a agir de forma estranha.

03

Outra obra aclamada pela crítica é a série Matrix. Nela acompanhamos o protagonista Neo interpretado por Keanu Reeves. Neo é um hacker e descobre que o mundo em que vivemos não passa de uma simulação de computador.

Um filme recente que também merece destaque é a obra dirigida por Spike Jonze, Her (2013). Nela o diretor trabalha com a interação entre Theodore (Joaquin Phoenix) e um novo sistema operacional (Scarlett Johansson). Dessa interação nasce um amor um tanto inusitado entre o ser humano e a máquina.

04


O que você acha?