7 dicas preciosas para se dar bem na entrevista de emprego

7 dicas preciosas para se dar bem na entrevista de emprego

O início do ano é uma ótima oportunidade para quem está procurando uma vaga de emprego ou estágio. É neste período que se encerram muitos contratos e as empresas passam a oferecer muitas vagas.

Porém, antes de conseguir o tão sonhado emprego, o candidato passa necessariamente pela “temida” entrevista de emprego.  Desta forma, essa etapa se torna fundamental. Para a coach de carreira e especialista em gestão de pessoas, Ana Lisboa, atesta que muitas pessoas acabam se esquecendo de detalhes que muitos não levam a sério, no entanto, “fazem toda a diferença para que o recrutador te escolha”.

Para isso, a coach elencou 7 pontos essenciais para se dar bem em uma entrevista de emprego. Veja abaixo:

1 – Pontualidade

Esse ponto não está em primeiro lugar à toa. Antes do candidato ser entrevistado ele já está sendo avaliado. Neste sentido, chegar com antecedência ao local onde será realizada a entrevista. Para Lisboa, “Se você chega após o horário da entrevista, dá a entender que vai se atrasar sempre para o trabalho”.

impotancia-da-pontualidade

2 – Vestuário

Para cada área de emprego que é oferecida pede um tipo de vestimenta. Porém, um vestuário que é proibido de forma unânime são as bermudas, shorts e saias curtas. Para a coach, “O ideal é não exagerar, se vestir de forma sóbria e estudar as regras de vestimenta da empresa”.

moda-ecommerce

3 – Comportamento

O modo como você senta na cadeira, as palavras utilizadas e até o tom voz será analisado pelo entrevistador. Dessa forma, evite falar gírias e também palavras mais ofensivas. Ao usar gírias você deixa subentendido que não irá se comportar de forma séria e profissional mesmo que a empresa em que você está almejando possua um ambiente mais descontraído.

comportamento

4 – Coerência

“As respostas jamais devem ser vagas ou incoerentes” afirma Lisboa. Para isso evite respostas longas para uma pergunta direta assim como entrar em contradição ao longo da entrevista. Pense antes de responder e seja objetivo. É importante saber responder de forma sucinta.

5 – Demonstre interesse

Antes de comparecer a entrevista, pesquise e conheça mais a fundo sobre a empresa no qual você pretende ingressar. Perguntas como: Quem dirige a empresa; Qual o seu segmento; Qual o seu público-alvo e quais os princípios e valores essa empresa preza são pontos que o candidato deve ter conhecimento antes da entrevista.

6 – É uma vaga que você realmente deseja?

Somente o interesse não é o bastante. Para a coach é preciso demonstrar para o recrutador a vontade que você tem de trabalhar naquela empresa. Se você não a tem, pode parar por aqui e procurar um outro emprego. Lisboa argumenta que “após passar pela entrevista, você pode tirar algumas dúvidas sobre a vaga, a forma como trabalho é conduzido e também outros detalhes”.

7 – Veja a entrevista como uma negociação

Não vá em uma entrevista como uma posição de inferioridade. Esse é um erro que a maioria dos candidatos cometem. Assim, se posicione como alguém que está negociando. Ou seja, você está oferecendo o seu serviço, mas também o recrutador também tem que te propor algo atraente. “Quando se tem essa postura, o candidato tem compreensão sobre a sua capacidade e sobre quanto vale seu trabalho, e por isso vai ter compreensão sobre o resultado do processo de seleção”.

Negociação


O que você acha?